O levantamento planialtimétrico é fundamental para que se possa conhecer a superfície de um determinado terreno. 

Levantamento Planialtimétrico: o que é e suas vantagens

O levantamento planialtimétrico é fundamental para que se possa conhecer a superfície de um determinado terreno. A realização desse levantamento permite que sejam obtidas as coordenadas x, y e z de um ou mais pontos ao longo de uma determinada área. Um de seus principais produtos, além do levantamento do perímetro do imóvel, é a obtenção das curvas de nível do terreno.

Antes de entrarmos a fundo no que é o Levantamento Planialtimétrico, vamos falar um pouco mais sobre os levantamentos topográficos existentes. Pois, apesar do Levantamento Planialtimétrico ser considerado o mais completo, existem dois outros tipos mais importantes que também podem ser úteis e necessários para determinados casos.

O que é o Levantamento Planialtimétrico e qual sua importância?


Conforme já foi mencionado, o Levantamento Planialtimétrico é uma descrição documentada de um terreno em todos os seus detalhes. Trata-se da união do Levantamento Altimétrico com o Levantamento Planimétrico. Nele, são descritas de maneira precisa as diferenças de nível entre as partes do terreno, os ângulos e as medidas planas. O perímetro e as dimensões horizontais também estão descritas, além da posição real do norte.

Como resultado desse levantamento, produzem-se as Plantas e Memoriais Descritivos, que devem conter a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Nesses documentos, as áreas são descritas de acordo com as necessidades do empreendedor, que poderá utilizá-las em órgãos como cartórios de Registro de Imóveis e Prefeituras para obter a liberação de uma determinada área.

É importante relembrar que todo esse levantamento e registros só podem ser desenvolvidos por um profissional devidamente registrado em seu conselho de classe e realizado mediante equipamentos de precisão específicos. De outro modo, um simples erro nesse tipo de levantamento pode por todo um projeto em xeque, o que muitas vezes gera prejuízos.

As vantagens do Levantamento Planialtimétrico

Esse é, com certeza, o levantamento mais completo, visto se tratar da união do levantamento altimétrico com o levantamento planimétrico. Por isso, ele permite a descrição tanto das alturas e elevações do terreno, quanto das projeções horizontais.

O que garante a segurança de um Levantamento Planialtimétrico são os instrumentos topográficos precisos, manuseados por profissional qualificado.