Laboratórios Larrasa fecha com a Gibra a construção da Granja de Ovos mais moderna do Brasil

Noticia aparecida em Giro do Vale em 10/12/2016:

Granja de ovos mais moderna do Brasil inicia atividades em Bom Retiro do Sul

Empresário espanhol está investindo um total de R$ 12 milhões no município.

larrasa-brs-last

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

No campo surge mais um reforço para a economia de Bom Retiro do Sul. Um dos investimentos anunciado durante os últimos meses começa a operar na localidade de Mundo Novo. Na segunda-feira, dia 12 a Granja Larassa inicia as atividades produtivas em um de seus núcleos. A empresa trabalhará na produção de ovos férteis e projeta para fevereiro o início das atividades do segundo núcleo.

O processo de produção é totalmente automatizado, o que torna essa granja a mais moderna do gênero no país. Para se ter uma ideia, é possível acompanhar dados como umidade do ar, temperatura do ambiente, níveis de ração e água, em qualquer parte do mundo, via internet. Até mesmo a quantidade de ovos que passam pelas esteiras podem ser acompanhadas a distância.

Segundo o responsável pela gerência da granja Cleber de Andrade Alves a projeção é de que sejam produzidos em cada núcleo, aproximadamente 9,5 milhões de ovos férteis. Sobre a estrutura ele ainda destaca que as paredes e o teto são revestidos com tecnologia isotérmica de forma que o ambiente fique climatizado para as aves.

Cada núcleo irá abrigar cerca de 53 mil aves divididas em 4 aviários. Em cada aviário serão acomodadas 12 mil galinhas e 1,2 mil galos. Para alimentar os animais de um núcleo a projeção é de que sejam necessárias 8 toneladas de alimentos por dia.

Um sistema de luzes vermelhas é utilizado para induzir as galinhas a colocarem os ovos nos ninhos. Na sequência através dos equipamentos, os ovos vão para uma esteira que leva a produção até o ponto final, para ser carregado em caminhões que levam esses ovos até o seu destino.

Na segunda-feira chega a primeira remessa de aves ao local. Até o dia 15 chegam as demais aves para completarem a lotação do primeiro núcleo.

Já está programado para dia 18 de fevereiro o início das atividades do segundo núcleo. Os equipamentos estão vindo da Espanha para o Brasil e devem chegar nos próximos dias para que possam ser instalados na estrutura física.

larrasa-brs-casas

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

A granja também conta com casas para que os funcionários morem no local. Serão cerca de oito funcionários em cada núcleo.

A empresa que foi instalada em uma área de 16.000 m² com um investimento de R$ 12 milhões, deve gerar um bom retorno adicionado aos cofres do município, e além disso, reforça a ideia de diversificação econômica.

O investidor espanhol já manifestou interesse em realizar outros investimentos no município no futuro.

Giro do Vale / Bom Retiro do Sul (RS)   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *